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[DÚVIDA] - Compressor Zexel para o Sanden SD7B10 - Vai gelar ou Tapear?
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Autor Mensagem
CarlosGCT
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MensagemEnviada: Sexta-Feira 24th 2013f Mai 2013 03:23:09 PM Assunto: [DÚVIDA] - Compressor Zexel para o Sanden SD7B10 - Vai gelar Responder com Citação

Amigos,

Quero levantar uma questão que acredito ser de interesse de todos os proprietários dos Corsas fabricados entre os anos de 99 até 2001, que saíram de fábrica montados sobre um sistema de ar condicionado patenteado pela Zexel Valeo Climate Control Corporation, que dispunha de grandes atributos - (segundo o programa de instrução programada Chevrolet Zexel), perante o antigo sistema Delphi Harrison V5, de acelerar o tempo de refrigeração ambiente de 2 minutos para tão somente 30 segundos - tendo como base de referência uma diferença de 12 graus para a temperatura ambiente. Também dispunha de menos linhas de alimentação e tubulações, o que tornava o sistema mais compacto, facilitando a substituição de componentes. Trazia agora uma válvula termostática acoplada no evaporador, que desligava automaticamente o compressor quando se atingisse a temperatura de 1 grau célsius, além de dispor de um sistema que possuía menos curvas nas rotas das linhas do condicionador de ar, evitando desta forma a queda de pressão na parte de sucção que, consequentemente, geraria uma perda de desempenho. Além disso, neste sistema, o diâmetro da mangueira de sucção era maior e, em sua maior parte, a mangueira era constituída de borracha para evitar a perda de temperatura para o meio externo.

Bem, essa descrição inicial demonstra de fato como esse sistema foi programado para trabalhar numa engenharia de ganhos, já listados acima. Aí cabe uma pergunta, o que uma adaptação, pegando como exemplo o compressor SANDEN SD7B10 de 100 cilindradas, de origem USA/RPC , efetivamente conseguiria produzir, no que tange ao efetivo poder de refrigeração, num sistema todo "amarrado" da Zexel Corporation. Obs: lembrando que o Zexel possui 150 cilindradas, ou seja, foi dimensionado para trabalhar com 50 cilindradas a mais.

Bom, no meu sistema Zexel recentemente foram feitas várias manutenções, como troca do condensador VALEO por outro original, troca da carga de gás, devido ao sistema ter ficado parado por muito anos e por ter um pequeno vazamento nas válvulas de alta e de baixa, carga de óleo, limpeza etc. Esse sistema redondinho, produz uma eficiência de refrigeração medida nos difusores centrais entre 3 a 5 graus positivos na sombra, o que é considerado muito bom, ainda mais para um compressor com 14 anos de uso.

Aí cabem algumas perguntas que são do interesse de todos, uma vez que hoje em dia é quase que impossível conseguir um Zexel novo, quanto muito remanufaturado. Para quem já fez essa adaptação, quais foram as constatações positivas e negativas do sistema adaptado? Qual foi a temperatura de trabalho obtida, o sistema passou a gelar, ou simplesmente lançar um ventinho ameno em dias de sol? Houve alguma mudança no desempenho do carro, ou até mesmo problemas mecânicos oriundos desta adaptação? Aos amigos que adaptaram outros compressores, quais foram também as suas experiências?

Pessoal, é importantíssimo a colaboração de todos, para que venhamos a criar um referencial neste tópico, de forma a torná-lo uma ferramenta hábil para quando venhamos a precisar partir para essa adaptação. Vale dizer que fiquei sabendo que já não se consegue adquirir nas concessionárias ou em lojas especializadas as peças originais para este compressor, tendo a opção tão somente de instalar peças paralelas, que não são bem aceitas por ele, segundo alguns mecânicos que já atuaram neste sistema.

Abraços.
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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Sábado 25th 2013f Mai 2013 08:19:24 AM Assunto: Responder com Citação

Amigos,

Seguem algumas fotos desta adaptação, onde foi utilizado um kit vendido por algumas empresas do ramo, como a ROYCE CONNECT. Também descobri que é possível adaptar o compressor DELPHI HARRISON V5, que era utilizado nos corsas anteriores ao sistema Zexel. Segue também uma foto deste modelo.

Obs: para o pessoal que não realizou essa adaptação, mas que possui informações que vão enriquecer esse tópico, por favor não se omitam em opinar, pois estarão ajudando muitos amigos do nosso fórum que hoje encontram-se com muitas dúvidas.

Abraços.























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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Sábado 01st 2013f Junho 2013 06:43:21 PM Assunto: Responder com Citação

Amigos,

Tenho uma promoção boa desse compressor, quem estiver precisando fazer essa adaptação entra em contato comigo que eu devo conseguir por um preço camarada.

Abraços.
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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Domingo 23rd 2013f Junho 2013 07:57:36 PM Assunto: Responder com Citação

E aí pessoal, estamos aguardando amigos que tenham feito esta adaptação para que postem aqui detalhadamente as suas experiencias pessoais. É de suma importância para várias corseiros, pois quando visitamos a maior parte das lojas especializadas em ar condicionado, a primeira grande noticia que temos é aquele "orçamento absurdo", que sempre beira a casa dos R$ 1.000,00 a R$ 2000,00 - dependendo de alguns fatores. De forma que muitos amigos pensam mil vezes antes de partir para uma adaptação sem ter a certeza de que o resultado será verdadeiramente satisfatório.

Peço também aos amigos, donos de oficina, que se prontifiquem a virem a este tópico para trocar ideias e quem sabe fazer negócios, pois vários são os amigos que varreram o Rio de Janeiro e outros estados atrás de oficinas especializadas, sendo que na maioria das vezes sai de lá extremamente decepcionado com o atendimento prestado, seja pela mão-de-obra empregada, ou pela inexistência de equipamentos apropriados, ou por se sentir ludibriado pela empresa. De forma que é uma boa oportunidade para os bons profissionais virem aqui de boa fé, no intuito de esclarecer as dúvidas dos usuários e assim ir formando um vínculo para futuros negócios.

Não podemos nos esquecer do saudoso Sr. Luiz Yoshimura, que durante muitos anos prestou de forma espontânea um grande auxílio ao pessoal do MonzaClube e a demais fóruns da internet, mesmo com todo o seu sucesso e respeito dentro da sua carreira na área de engenharia mecânica, sempre procurou ajudar a coletividade, e até hoje em dia, muito anos após o seu desaparecimento, ainda temos notícias de muitas pessoas que o procuram através de suas postagens. Que tal seguir o exemplo de um caso de grande sucesso!!!

Abraços!!!!
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Rorion
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MensagemEnviada: Domingo 23rd 2013f Junho 2013 08:35:05 PM Assunto: Responder com Citação

Carlos, no meu caso adaptei um compressor harison V5 no lugar de um zexel que foi pro espaço. Mas friso que este harison V5 que vendem muito por aí é da marca Royce Connect e não a original Delphi.
Quando fui a oficina fazer a adaptação, fui na esperança de colocar o harison V5 Delphi, mas como sempre na história desse país, as coisas são preparadas para te enrolar como marinheiro de primeira viagem (um conceito estranho que temos dizer marinheiro de primeira viagem, pois o mínimo que esperamos é honestidade sempre, mas infelizmente é assim...) e com o carro desmontado me apareceu o harison V5 dessa marca desconhecida pra mim.
Bem, encurtando um pouco a história pois já escrevi em mais detalhes em outros tópicos, o único problema que ocorreu até hoje foi de má instalação do mecânico e o uso da peça que vc postou , a terceira foto, que faz a conexão adaptada ao harison com o sistema do corsa b (00 a 02) baseado no compressor zexel, não é uma conexão robusta, propicia vazamento com o tempo se não for muito mas muito bem montada. Como não é uma realidade em oficinas uma montagem caprichada a nível de um dono exigente como nós, então é melhor evitar.
Mas encontrei um mecânico que me mostrou a fragilidade dessa peça e melhor, me propôs uma solução, adaptar uma peça do Vectra que originalmente usa harison V5 , então ele fez alguns recortes com critério e soldou essa peça na tubulação e aí então conectou ao compressor harison v5 caindo como uma luva. Até hoje não tive mais problemas com o compressor, funciona bem e gela satisfatoriamente. Acho que o projeto de climatização dos corsa B quanto aos difusores de ar, o seu posicionamento e tubulações internas, que não foram bem estudadas com critérios de satisfação total cliente na época e deveriam ser mais robustos e eficientes, então não dá pra comparar o corsa b com outros projetos de carros quanto a eficiência de gelar mais ou menos que um ou outro. Pra mim o corsa B gela satisfatoriamente, não é lá essas coisa principalmente em trânsito parado. Meu foi proposto o sanden que vc postou aí na época, mas eu optei pelo harison V5, o mecânico falou que ele era mais pesado que o sanden mas como meu corsa é 1.6 eu optei pelo harison pois tive boas referencias dele.
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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Sexta-Feira 28th 2013f Junho 2013 03:13:44 PM Assunto: Responder com Citação

Obrigado Rorion, grata colaboração!!!!

E aí pessoal, continuamos no aguardo de amigos que tenham feito essa conversão.

Abraços.
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brunomicheletto
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MensagemEnviada: Segunda-Feira 01st 2013f Julho 2013 11:42:15 PM Assunto: Responder com Citação

Estou acompanhando o topico pois a minha corsa wagon que usa esse feliz zexel foi pro saco e estou estudando as alternativas para adptar outro no lugar...
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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 03rd 2013f Julho 2013 01:47:19 PM Assunto: Responder com Citação

Olá Bruno,

Como que chegou a conclusão de que teu compressor Zexel estragou? Te digo isso, pois aqui no RJ tem um "bando de oportunistas" que adoram sair condenando o compressor - sem testá-lo em bancada de testes própria para compressores, onde ele é avaliado de forma limpa.

Para essas pessoas é um excelente negócio agir dessa forma, uma vez que eles sabem "de cor e salteado" que é bem difícil encontrar um em bom estado no mercado de reposição de usados, ao passo que é caríssimo encomendar um novo em São Paulo, tudo porque esse modelo de compressor deixou de ser fabricado pela Zexel, pois a VALEO em meados do ano de 2000, veio a incorporar essa empresa japonesa, tornando-se então Zexel Valeo Climate Control Corporation, tendo adotado a partir dessa fusão novas diretrizes de atuação de mercado - antes dominado pela antiga Zexel. Foi a partir dessa época que a GM se viu forçada a voltar a trabalhar com a linha DELPHI, agora incorporando esses novos compressores da linha DELPHI CVC em meados de 2003 em diante. Até 1998 ela usava os DELPHI HARRISON V5.

Também não de ouvidos para os "desentendidos de plantão" que criticam esse fabricante japonês, sem sequer terem noção do mecanismo empregado na fabricação dele. Para teres uma ideia, sabemos aqui no fórum de vários amigos que compraram Corsas Classic com ar de fábrica e o compressor DELPHI já foi trocado 2/3 vezes em menos de 2 anos. Como base de comparação, os Zexel duram de 10 à 20 anos em muitos carros, pois utilizam um mecanismo de paletas rotatórias patenteado por eles, chamado de "ROTARY VENTIUM", com deslocamento fixo, que substitui o antigo pistão com deslocamento variável.

Agora, se realmente ele travou devido ao tempo de uso - isso é absolutamente normal, devido ao desgaste natural das partes internas. Mas tenha certeza se realmente ele está com problemas antes de partir para a adaptação, que como o próprio nome diz, demanda ajustes, soldas, cortes e muita grana empregada.

Ah, por favor: traga os seus estudos e informações que tens conseguido sobre essas adaptações do compressor Zexel aqui pro fórum e compartilhe conosco, a sua participação é fundamental para o engrandecimento desse tópico. É bom termos várias opiniões diferentes e, se possível, de amigos de outros estados, pois assim temos perspectivas distintas sobre o mesmo assunto, e não caímos no bairrismo dos mecânicos.

Abraços e boa sorte.
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brunomicheletto
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MensagemEnviada: Quarta-Feira 03rd 2013f Julho 2013 10:30:49 PM Assunto: Responder com Citação

Carlos pelo visto vc conheçe bem esses compressores zexel,

entao o meu carro aconteceu o seguinte:

ele gelava muito bem até que um dia do nada na estrada ele desligou o ar e derreteu o botao do painel, bem fui atras do botao e acabei arrumando o botao e levei em um casa de ar foi ligado naquelas maquinas de recicladora e foi retirado o gas e colocado novamento...

aguentou mais uns 4 meses e queimou devono o botao do ar do painel, ai arrumei novamento o botao e nao funcionava mais , levei na "oficina de ar" e constataram que a polia magnetica estava em curto, lá nao tinha, arrumei um outro cara que mexe com ar e ele tinha , entao ele trocou a polia mais o ar nao gelou mais , dai entao nao mexi mais pois o cara simplesmente condenou o compressor, estou para levar em outro lugar muito cotado para ele tirar o compressor e verificar a real necessidade da troca.

essse ultimo me passou o orcamento de 1200 para troca do compressor e filtro secador mais ele primeiro quer desmontar para ver se é realmento o compressor, por enquanto ainda nao levei pois uso o carro todo dia e para levar vai fica uns dias parado.
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CarlosGCT
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MensagemEnviada: Quinta-Feira 04th 2013f Julho 2013 03:22:07 PM Assunto: Responder com Citação

Bruno,

Pelo teu relato, aparentemente aconteceram alguns erros de percurso no conserto do teu sistema, vamos lá: em primeiro lugar, não é o botão que queima e sim um circuito que trabalha junto com o botão chamado: Micro-Switch. Ele fica localizado dentro do botão e custa aprox 3 reais a pecinha.

Na primeira vez que esse circuito queimou a bobina magnética do teu compressor já estava em curto e não a polia como falaste, pois esse circuito só queima em virtude do desgaste da bobina magnética. O curto da bobina pode acarretar a queima dessa pecinha ou do relé localizado embaixo do porta-luvas.

Outra coisa, se o seu sistema funcionava bem antes da pane elétrica, fica evidenciado para mim que ainda persiste um defeito elétrico no sistema, uma vez que o compressor trabalha de forma mecânico-elétrica, e ele só para de funcionar se travar ou se houver uma pane elétrica.

Peça para sacarem o teu compressor do teu sistema e que nele sejam realizados testes em todos os componentes da embreagem magnética: bobina, polia e rolamento. Se não for contatado avarias nesses componentes, peça para fazerem uma bateria de testes na parte elétrica: Fusíveis, Relés e Micro-Switch dos botões.

Quem te passou esse orçamento de R$ 1200,00 deseja fazer o que no teu carro. Detalhe ao máximo as informações aqui para que possamos chegar num veredicto.

Abraços.
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